E7D37E9F-5E3C-4A82-952F-EDDCF22D9CEF

Você sabia que os relâmpagos ajudam a nutrir o solo?
Todos os nutrientes entram na cadeia alimentar através das plantas, e as plantas pegam os nutrientes que precisam no solo! Só que a maior parte do nitrogênio existente no planeta não está no solo, e sim na atmosfera, onde ele está na forma molecular, ou seja, N2. As plantas não conseguem absorver o nitrogênio na forma molecular, então ele precisa ser transformado em compostos nitrogenados.
A fixação pode acontecer de dois jeitos:
Um deles, o principal na verdade, acontece através de microorganismos, como, por exemplo, as bactérias do gênero Rhizobium, existentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas (feijão, soja, ervilha…). Essas bactérias vão transformar o N2 em amônia (NH3). Só que a amônia é pouco aproveitada pelos vegetais. Então, outras bactérias também vão participar do processo, de modo que consigam chegar ao composto nitrato, que é usado em larga escala pelas plantas! – As nitrossomonas vão transformar a amônia em nitrito e as nitrobacter vão transformar o nitrito finalmente em nitrato!
O segundo modo de fixar nitrogênio no solo é com a ajuda da energia fornecida pelos relâmpagos! Pois é, quem diria, os raios fixam nitrogênio! A descarga elétrica do relâmpago faz com que o N2 reaja com o oxigênio do ar, formando óxidos de nitrogênio. Estas moléculas, ainda usando a energia do relâmpago, são hidratadas com vapor d`água e viram nitrito. O nitrito maaais energia do raio e aí está o nosso nitrato!!! Processo sem nenhum microorganismo, só com a ajuda dos relâmpagos!Então agora quando você ver um relâmpago lembre-se de pensar: “Opaaa, aí está o solo ganhando nitrogênio!!!


Terramais verdemais verde jardins